Domingo, 7 de Janeiro de 2007

O Carpinteiro de Veneza

Em cada trabalho uma criação surpreendente – tudo parece ser possível 

Talento e criatividade – você encomendaria os seus móveis a esse carpinteiro?

O Carpinteiro de Veneza – mais do que um trabalho, uma filosofia

O Carpinteiro de Veneza é primeiramente uma pessoa super bem humorada. Dá para ter a ideia, pelos temas dos seus trabalhos e pelo jeito brincalhão com que aparece nas fotos, rindo interiormente da provocação feita e da admiração que provoca. Não é todos os dias que se vê um belo carro desportivo navegando pelos canais de Veneza.

A arte da carpintaria existe desde a civilização mais antiga mas certamente os carpinteiros daqueles tempos não tinham ideias tão inusitadas. Não temos nenhum registo de roupas feitas de madeira da forma como O Carpinteiro de Veneza resolveu reproduzir. Claro que é preciso muito talento e muita técnica para enfrentar uma tarefa assim e os modernos equipamentos disponíveis hoje devem fazer uma grande diferença. Com tudo isso é necessário reconhecer a criatividade do artista. Se alguém lhe encomendar os seus móveis  é bom acautelar-se quanto ao resultado. Pode ser que o sofá não fique tão confortável quanto o desejado mas é possível que você ganhe algum prémio.

Móveis, pratos, garrafas, até mesmo os livros, tudo pode ser de madeira na casa do carpinteiro. Um exagero. Garantidamente uma opção de trocar a funcionalidade pela piada, o operacional pela arte, o funcionamento pela satisfação de produzir o belo. O Carpinteiro de Veneza deve ser uma criatura muito interessante para uma conversa na mesa de um bar, consumindo petiscos e olhando as gôndolas passando lentamente.

O que move uma pessoa a dedicar-se a uma arte desse tipo? Isso é uma pergunta sem resposta. Mais que isso: é uma pergunta desnecessária. A motivação do artista pode ser completamente instintiva e sem explicação. A vontade surge lá de dentro e nada mais é necessário. O acto seguinte é empunhar as ferramentas e dedicar-se á tarefa de executar a criação da mente. Uma tarefa hercúlea em alguns casos e que exige muita dedicação e determinação. Não deve ser nada fácil construir aquele carrinho. E nem roupas feitas de madeira. Tarefa para poucos. O Carpinteiro de Veneza resolveu enfrentar isso e o resultado é preciso ser visto para ser compreendido.

publicado por apenasumolhar às 17:28
link do post | comentar
... ...

.olhares recentes

. Capicua escrita

. Máquina de loiça... de po...

. Viver no Kruger Park!

. Aventura no Deserto em TT...

. O Amor Visto Pelas Crianç...

. Design Utilitário Curioso

. Para Rir!

. Patriotismo...

. Sons que gosto de ouvir

. ABRIL, 25

. Fotos de Portugal

. Para pergunta disparatada...

. Maria, a grande artista d...

. No Arquivo Nacional da To...

. E-cards

.olhares passados

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

.olhares favoritos

. Poema à mãe

. MAIO - Mês de Pirilampo

. Projecto Esperança - Ajud...

.pesquisar

 

.outros olhares